Projetos Ambientais

Ibiti Projeto abarca 6 mil hectares de áreas preservadas ou em processo de regeneração. Rewilding é a base dos nossos projetos: engloba proteção de ecossistemas, plantio e manejo constante de espécies nativas, proteção de nascentes, enriquecimento do solo, reintrodução de animais (Programa de Refaunação), educação ambiental e, principalmente, o cultivo de uma relação de respeito e cuidado com todos os seres vivos. 

PROGRAMA DE REFAUNAÇÃO

Promove a reintrodução de espécies da fauna nativa como estratégia para restaurar o ecossistema e, assim, reverter a perda de biodiversidade. Populações da fauna de médio porte, como a paca, voltam a ser vistas na região, além da onça-parda, o que indica um ambiente saudável em toda a cadeia alimentar.

MURIQUI’S HOUSE

Em parceria com o Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), a meta é o aumento da população de muriquis-do-norte, sua proteção e colaborar para o conhecimento científico da espécie. Em perigo crítico de extinção, o muriqui-do-norte pode ser observado na Muriqui’s House, um semi-cativeiro com 4 hectares totalmente cercado. 

PROJETO ASAS

Desde 2016, três amplos viveiros – com árvores nativas, fartura de alimento e bebedouros – ancoram nossa participação no ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres). Ali recebemos e manejamos aves e mamíferos resgatados, geralmente vítimas de tráfico. Assim que se recuperam, são soltos.  

PROJETO ONÇA-PARDA

Projeto de pesquisa e conservação da onça-parda, aliado ao ecoturismo. O objetivo é seu monitoramento, utilizando armadilhas fotográficas, captura e instalação de colar GPS. Para envolver nosso hóspede, haverá atividade de rastreamento e focagem noturna. 

PROJETO DESPERDÍCIO QUASE ZERO

Priorizamos produtos que chegam sem embalagem (ou em embalagem reutilizável/ biodegradável). Todo material reciclável é encaminhado ao Centro de Reciclagem. Em outra área, os resíduos orgânicos são compostados, transformados em húmus e usados como adubo.

ECO PRINT

É um movimento de neutralização e regeneração da pegada de carbono por meio da adoção de áreas  que se encontram em processo de regeneração natural. O projeto começou com a Mata dos Comuneiros, que ocupa um hectare e neutraliza a pegada ambiental de nossos funcionários e colaboradores. 

Evitamos ao máximo o uso de veículos que acarretem degradação do solo e emissão de carbono. Por isso, caso o visitante faça questão de usar seu carro, é cobrada uma taxa destinada integralmente ao Zero Print. 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental é a faísca que desperta em cada um o cuidado com a Terra, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também político, econômico, social e ético. Várias ações têm por meta a educação ambiental de funcionários, moradores da região e estudantes. Já recebeu dezenas de grupos de alunos para visitar o galpão de reciclagem, a composteira e a horta. Na Ibitipoca University, realizamos palestras e vivências. Esperamos envolver as pessoas, pois o sucesso dos projetos ambientais dependem da comunidade local entender e valorizar o princípio de reconexão com a natureza e entre os seres vivos.