Ibiti na Green List 2025 da revista britânica Wanderlust

28 de maio de 2025
Vila Mogol - MG

A pequena vila Mogol, em Minas Gerais, acaba de conquistar um lugar de destaque no cenário internacional ao ser incluída na Green List 2025 da revista britânica Wanderlust — respeitada publicação de viagem. A lista reconhece destinos turísticos comprometidos com a sustentabilidade, a regeneração ambiental e o impacto positivo nas comunidades locais.

Uma vila mineira renascida pela regeneração

No alto da serra e marcada por um passado de esvaziamento, Mogol, distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, viu sua história se transformar com a chegada do Ibiti Projeto. Além de áreas degradadas por décadas de uso intensivo, muitos de seus moradores mais jovens haviam migrado para as cidades.

O cenário começou a mudar com as iniciativas socioambientais do Ibiti Projeto que propõem regenerar a paisagem, reconectar fragmentos da Mata Atlântica ao Parque Estadual de Ibitipoca e revitalizar a vida social e econômica do vilarejo.

Mogol hoje é um exemplo de reocupação rural com base em valores como hospitalidade, sustentabilidade e inovação, abrigando hospedagens sustentáveis de alto padrão com energia solar, um restaurante vegetariano farm to table, programas para colaboradores e moradores da vila, e eventos culturais e ambientais que colocam o ser humano em contato com a natureza e a liberdade criativa.

Por que a vila Mogol foi escolhida?

A revista Wanderlust destacou Mogol por sua transformação regenerativa: de território exaurido a exemplo de turismo consciente e desenvolvimento comunitário. Projetos como a reintrodução de espécies nativas, o uso de arquitetura regenerativa e a promoção de experiências culturais com impacto positivo garantiram sua presença na lista. O turismo que hoje se desenvolve na região contribui diretamente para a preservação da natureza e para a criação de empregos e oportunidades locais.

O que é a Green List?

A Green List, publicada anualmente pela Wanderlust, elege destinos no mundo inteiro que se destacam por ações efetivas em sustentabilidade ambiental, autenticidade cultural e impacto social positivo. A seleção é feita por meio de votação dos leitores da revista e curadoria especializada. 

Além da vila Mogol, entre os selecionados para a lista em 2025 estão desde a regeneração urbana de Pittsburgh (EUA) a práticas de turismo comunitário no Peru, passando pelo santuário de cachalotes em Dominica, no Caribe. 

Reconhecimento internacional com raízes locais

A entrada da vila Mogol na Green List é um marco para o turismo regenerativo no Brasil. Mostra que pequenas comunidades, quando combinam visão, ação e respeito à natureza, podem inspirar o mundo inteiro.

“Para nós, é o reconhecimento de que um futuro sustentável é não só possível, mas já está em curso. Estar nessa lista nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e reforça nossa responsabilidade — é sinal de compromisso com o futuro do planeta.”

Hugo Cambraia, CEO do Ibiti Projeto

Saiba mais

Confira lista completa dos integrantes da Green List 2025 nas Américas

Conheça mais sobre Mogol 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Paul Watson e Tamara Klink no Ibiti
3 de novembro de 2025

Paul Watson no Ibiti: o mar encontra a montanha antes da COP30

Antes que Belém receba líderes e ambientalistas de todo o mundo na COP30, as montanhas de...

22 de outubro de 2025

The Long Run: Ibiti recebe encontro global sobre regeneração

Desenvolvimento e natureza caminham lado a lado. Este é o mote do Annual Members Meeting 2025...

13 de outubro de 2025

Portal do Spinoza: A natureza como templo

Entre a filosofia e o infinito, um símbolo se destaca no alto do Ibiti. No topo...

25 de setembro de 2025

Ibiti: Exemplo global de hospitalidade regenerativa

O Ibiti Projeto é destaque no Hospitality Net como referência global em hospitalidade regenerativa, unindo rewilding,...