Quando os hóspedes escutam que o Ibiti Projeto valoriza os talentos locais, não é marketing. É realidade vivida. Histórias lindas como a da Mary – que ensina o risoto de taioba vegano – mostram como dedicação e oportunidade transformam vidas.
Mariana Cristina da Silva, a Mary, começou como ajudante. Passou por várias etapas, fez cursos de gastronomia, aprendeu design de pratos e hoje ocupa, com orgulho, o posto de chef de partida no restaurante vegetariano Yucca, no Ibiti Village.
Mas o que faz uma chef de partida?
“Cuido da ficha técnica dos pratos, coordeno a equipe da cozinha, faço o check-list de abertura e fechamento, o de eventos… A ideia é melhorar os processos. É desafiador, mas é bom”, diz ela, confiante no trabalho, que desempenha com seriedade e responsabilidade.

Há seis anos, quando Mary entrou no Ibiti Projeto, na lojinha da Tati, filha da Dona Odete, nem imaginava que um dia iria se especializar em cozinha vegana. “Peguei o jeito de montar um prato sem carne. Aprendi muito aqui, não conhecia as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como bertalha, ora-pro-nóbis…”
E vai além. “A comida tem que ter cheiro e sabor. E o que dá o toque são os temperos: alho, cebola e amor. Pode estar acontecendo o que for, na hora que a gente tá cozinhando, o coração fica no comando.” É assim que ela também dá suas aulas semanais de gastronomia na Life School, onde sua filha Yasmin estuda. “As crianças já aprenderam a fazer pratos veganos, como pizza, bolo, pão de queijo e até risoto!”
É justamente essa receita que ela divide agora com a gente: um risoto de taioba com folhas crocantes de ora-pro-nóbis, direto da cozinha do Yucca para sua casa. Mas se preferir, venha saborear o prato em um desses dias de outono, curtindo a descontraída atmosfera do restaurante Yucca e a bela paisagem serrana.
A decoração fica por conta de flores comestíveis colhidas na hora no canteiro do próprio restaurante!
Obrigado, Mary!! Boa sorte em mais essa etapa!

Risoto de Taioba Vegano
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 cebola grande picada (brunoise)
- 3 dentes de alho picados (brunoise)
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de legumes quente
- 1 xícara de queijo vegano (ralado ou cremoso)
- 300g de taioba rasgada
- Sal a gosto
- Folhas de ora-pro-nóbis assadas (para finalizar)
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Adicione o arroz arbóreo e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 20 minutos, até o arroz ficar al dente. Incorpore o queijo vegano, depois a taioba, e cozinhe até murchar. Finalize com as folhas crocantes de ora-pro-nóbis por cima.
Dica: Sirva na hora, com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída