O Ibiti ganhou mais um espaço para quem ama pedalar: a nova pista de bike, construída no Engenho Lodge em parceria com a Sense, promete ser um ponto de encontro para ciclistas de todas as idades. Além de promover saúde e diversão, o novo circuito reforça a conexão do Ibiti com o esporte e com a redução da pegada de carbono, já que a bicicleta é um dos meios de transporte mais sustentáveis.
“A pista ficou muito legal e vai incentivar bastante o esporte, principalmente entre as crianças. A bicicleta hoje está em alta, e iniciativas como essa animam a comunidade. Essa pista pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer tipo de bicicleta, até elétrica. Serve para treinar, evoluir movimentos, se divertir e superar desafios. O mais importante é que ela se torne um incentivo ao esporte e à diversão, trazendo cada vez mais gente para a bicicleta”, avalia Miguel Giovannini, campeão de mountain bike, empreendedor da Bike House no Ibiti Village e guia de bike do Ibiti Projeto.


Batizada de Sense Bike Zone, a pista reúne curvas, rampas, descidas, saltos e até uma ponte, além de aproveitar de forma inteligente os elementos naturais do terreno, como pedras e árvores. Nada foi desperdiçado: tudo foi integrado ao percurso, reforçando a conexão entre esporte e natureza.
“O objetivo principal é permitir que as crianças superem desafios e sintam essa conexão com a natureza. Num mundo cada vez mais tecnológico, estruturas como essa oferecem experiências únicas, capazes de inspirar futuros atletas e apaixonados pelo esporte”, explica Daniel Teixeira Sales, o Niel, especialista em pistas poliesportivas e responsável pela obra.
Sertoes MTB: de 4 a 6 de setembro

A novidade chega em sintonia com o Sertões MTB 2025, que terá o Ibiti Projeto como palco pelo quarto ano consecutivo. Após passar por Campos do Jordão (SP) e Nova Lima (MG), a terceira etapa define os campeões da temporada em três dias de provas desafiadoras, entre 4 e 6 de setembro.
- Prólogo (quinta, 4/09): 21 km, 1.000m de altimetria.
- Etapa 2 (sexta, 5/09): 43 km, 1.700m de elevação, com trechos longos de subida.
- Etapa 3 (sábado, 6/09): 47 km (Pro) com 1.700m de elevação. Para as E-Bikes, percurso de 42 km, com 1.500m de variação altimétrica.
Além das categorias de competição, o evento estreia a Categoria Turismo, voltada a quem deseja pedalar em ritmo mais leve, com E-Bikes, curtindo as trilhas e paisagens do Ibiti sem a pressão da disputa. Será no sábado (6), com percurso estimado em 30 km, acompanhados por guias e monitores. Vagas limitadas (inscrições aqui).
“Estamos fazendo do ciclismo uma paixão nacional, e é maravilhoso ter parceiros como o Ibiti que acreditam nesse propósito com a gente”, celebra Leonora Guedes, CEO do Sertões.
Festa de encerramento com Wilson Sideral
Outra atração será a inédita festa de premiação que encerra o Sertões MTB Ibitipoca e o Sertões MTB Cup no sábado à noite, após a consagração dos vencedores da etapa e dos campeões da temporada, com show de Wilson Sideral e banda. O público em geral também poderá participar – os ingressos já estão disponíveis pelo link.
Como nas duas primeiras etapas do campeonato (Sertões MTB Mantiqueira e Sertões MTB Nova Lima), grandes nomes do mountain bike também estarão em Ibitipoca. Entre eles, Albert Morgen, Sherman Trezza de Paiva, Hugo Prado Neto, João Paulo Firmino, Lukas Kaufmann, Márcio Ravelli, Miguel Giovannini e Luciano “Kdra” Lancellotti. No feminino, destaque para Isabella Ribeiro e Roberta Kelly Stopa.
