Life School: Uma nova forma de aprender no Ibiti

25 de julho de 2025
Life school

E se a sala de aula fosse a floresta? Na Life School, matemática pode ser aprendida observando os muriquis. Ciências, ao plantar árvores. E histórias, dentro de uma oca indígena. Essa é a rotina das crianças na escola multilíngue e rural instalada no Ibiti Village, na Vila Mogol, onde a natureza é o principal livro didático, e a liberdade, a maior lição.

Reconhecida pelo MEC, a Life School é uma filial do Centro Educacional Fundação Guairá, de Andrelândia (MG), e oferece duas turmas multisseriadas, para crianças de 3 a 5 anos e de 6 a 10 anos. Aberta à comunidade global, também acolhe crianças de famílias hospedadas temporariamente no Ibiti, criando uma atmosfera de troca, diversidade e acolhimento.

“A gente acredita que aprender é viver. Por isso, tiramos os muros da escola e integramos o cotidiano ao processo pedagógico”, diz Lane Machado, diretora da Life School.

life school

A natureza como sala de aula

Aqui, cada fenômeno natural vira ponto de partida para o conhecimento. Os muriquis, por exemplo, inspiram projetos interdisciplinares que envolvem biologia, botânica, geografia, literatura, matemática. Assim, os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são abordados pelas pedagogas por meio de projetos e experiências reais, sempre com o brincar como fio condutor.

Além disso, os alunos têm contato com inspiradores: profissionais do Ibiti que compartilham saberes diversos, da gastronomia às artes, da permacultura à culinária orgânica. “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”: esta é a máxima que norteia o projeto dos inspiradores.

Educação sem fins lucrativos e com impacto social

Embora funcione como uma escola particular, a Life School é uma iniciativa sem fins lucrativos. Isso significa que todo recurso excedente é reinvestido para conceder bolsas a crianças da comunidade da Vila Mogol e a filhos de colaboradores do Ibiti Projeto. É uma escola aberta, diversa e inclusiva, que acredita que uma educação transformadora deve ser acessível e conectada com o território em que está inserida.

Para garantir sua sustentabilidade econômica, a Life School conta com o programa “Adote um aluno”, por meio do qual qualquer pessoa ou empresa pode apoiar diretamente a continuidade do projeto e ampliar seu impacto social.

Alunos vivem experiências como música, culinária, agricultura e esportes ao ar livre, tudo em contato direto com a natureza

Saiba mais:

@ibiti.lifeschool

Compartilhe:

Artigos relacionados

7 de janeiro de 2026

Descubra o Ibiti e viva a natureza como você nunca imaginou

Nos limites do Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, existe um lugar que não se...

29 de dezembro de 2025

Ibiti regenera mais de 1.200 hectares de Mata Atlântica 

Durante séculos, a Mata Atlântica foi pressionada pela ocupação humana, pela pecuária e pelas monoculturas. No...

22 de dezembro de 2025

Comunidade Ibiti transforma o nascer do sol em ritual

No Ibiti, o nascer do sol é celebrado o ano inteiro. Um mesmo horizonte visto de...

15 de dezembro de 2025

Marcelo Gleiser no Ibiti: urgência de coexistir com o planeta

Físico, professor e escritor premiado, Marcelo Gleiser foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton,...