Feira Gaia conecta a comunidade com produtos orgânicos, frescos e saudáveis, como hortaliças, amendoim e até aspargo
Enquanto espera o ônibus para voltar a Lima Duarte após o expediente, a colaboradora Rosimere Ribeiro aproveita a feira para escolher hortaliças fresquinhas. “É muito bom poder comprar verduras sem agrotóxico e de melhor qualidade. Além disso, é uma oportunidade pra gente poder pagar no dinheiro”, comenta ela. A Feira Gaia, que acontece no Galpão Ibiti, oferece produtos orgânicos, frescos e sazonais, colhidos diretamente das áreas de produção da Gaia Produtos Ecológicos. E quando não tem feira presencial, os pedidos são feitos pelo grupo de Whatspp da Gaia! Só fica sem verdura quem quer!

Quem lançou a moda foi o agrônomo Gabriel Barbosa Pereira, quando assumiu a liderança da Gaia Produtos Ecológicos durante a licença-maternidade de sua esposa, Janice Ventorim, também agrônoma. Conhecido carinhosamente como “Gabriel da Janice”, ele movimenta a vila com a feira quando consegue um tempo entre seus afazeres, que envolvem outro empreendimento no Ibiti, o Fruit Way.
“É uma forma de levar saúde para os colaboradores, com produtos de qualidade e a oportunidade de aprenderem sobre a importância de plantar e consumir alimentos livres de agrotóxicos. Além disso, usamos práticas sustentáveis que refletem os valores do Ibiti”, explica Gabriel.
Produtos orgânicos a preço de Ibiti Coin
Dependendo da época, tem cenoura, couve, rabanete, nabo, aspargo, tomate, girassol, amendoim e muito mais. “Tudo comercializado a preço de Ibiti Coin, para o pessoal já ir se acostumando com uma possível moeda no projeto”, brinca.
Embora o Ibiti Coin ainda não tenha sido implementado, a moeda é uma ideia inovadora, com potencial para construir uma economia regenerativa e circular. Ela conecta a comunidade e incentiva o consumo local, promovendo a troca de produtos e serviços dentro do próprio Ibiti. “Quem sabe a brincadeira pega?”, sugere Gabriel. Por enquanto, o conceito já foi testado simbolicamente na feira: 1 Ibiti Coin equivale a R$ 2, e com ele é possível comprar, por exemplo, um pé de alface fresquinho.

E por que adotar os produtos orgânicos locais? Aqui estão cinco razões:
1. Mais saudáveis e sem agrotóxicos
Produtos orgânicos são livres de pesticidas e fertilizantes químicos, além de preservar nutrientes e proteger a saúde de quem consome.
2. Sabor superior
Produtos locais e frescos têm um sabor mais intenso, colhidos no ponto certo para irem diretamente à sua mesa.
3. Sustentabilidade e menor pegada de carbono
Consumir localmente reduz a emissão de carbono associada ao transporte e promove práticas agrícolas regenerativas.
4. Fortalecimento da economia local
Comprar direto do produtor fortalece a economia da comunidade e incentiva o desenvolvimento sustentável na região.
5. Conexão com a origem dos alimentos
Adquirir produtos locais promove uma relação mais próxima com quem produz e com a terra, como bem disse Rosimere: “Saber de onde vem faz toda a diferença”.
Receitas rápidas
Suco verde energético
Prepare um detox natural e refrescante.
Ingredientes
- 2 folhas de couve
- Suco de 1 limão
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 200 ml de água de coco
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe (se preferir) e sirva gelado. Uma explosão de energia e saúde!
Salada crocante de rabanete e cenoura
Uma receita simples, leve e deliciosa para acompanhar suas refeições.
Ingredientes
- 1 cenoura ralada
- 3 rabanetes cortados em rodelas finas
- 1 punhado de folhas verdes (alface ou rúcula)
- Suco de 1/2 limão
- 2 colheres de azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma tigela, tempere com limão, azeite, sal e pimenta. Sirva imediatamente e aproveite a crocância dos vegetais frescos!
E você, já experimentou o sabor e os benefícios dos produtos orgânicos locais?
Central de Reservas: (32) 98449-2200