Festa da Maçã celebra o plantio e o encontro no Ibiti

20 de January de 2026

O Ibiti viveu, em 16 de janeiro, um dia inteiro dedicado a celebrar o plantio da maçã em suas terras. Para marcar esse momento, nasceu a Festa da Maçã, idealizada pela equipe do Fruity Way, empreendimento sob a coordenação do agrônomo Gabriel Barbosa, responsável pelo manejo e desenvolvimento do pomar dentro do Ibiti, entre outras atividades.

“Plantamos cerca de 200 pés de maçã. A expectativa é que a primeira colheita significativa aconteça daqui a aproximadamente três anos. A ideia é trazer essa tecnologia para a região e, no futuro, compartilhá-la com outros produtores. A framboesa já se desenvolve muito bem aqui, e esperamos que a maçã siga o mesmo caminho. Queremos aliar a fruticultura ao turismo e aos produtos processados que essas frutas podem gerar, movimentando a economia local a partir desse experimento de plantio de maçãs no Ibiti Projeto”, comemora Gabriel.

Com olhar técnico e sensível, o agrônomo conduz um processo que torna possível o cultivo de maçãs na serra, unindo tecnologia, cuidado com o solo e manejo orgânico.

Sabor e cultura

A Festa da Maçã contou com a organização da Comuniversidade e começou logo cedo. Pela manhã, maçãs foram distribuídas a todos que chegavam para trabalhar na Vila Mogol, reforçando o espírito de partilha que guiou toda a programação.

Ao longo do dia, a fruta também protagonizou o cardápio do restaurante Yucca e do refeitório, com preparos como strudel, maçãs assadas e salada de maçã com aipo. Colaboradores, hóspedes e visitantes puderam saborear receitas à base da maçã, carregadas de significado.

A festa aconteceu na tenda da Comuniversidade, reunindo colaboradores, hóspedes e visitantes. A abertura e o encerramento ficaram por conta da apresentação do Grupo de Danças Germânicas Schmetterling, do bairro Borboleta, em Juiz de Fora, que trouxe alegria, movimento e descontração ao evento.

Criatividade na mesa

Participantes do Concurso Gastronômico da Festa da Maçã

Um dos pontos altos da programação foi o Concurso Gastronômico da Festa da Maçã, que contou com a participação de oito pratos concorrendo aos prêmios. A criatividade tomou conta da mesa: bolo, tortas, sorvete, drinks, chá e até coxinha de maçã mostraram a versatilidade da fruta e o talento dos participantes.

Entre tantas delícias, a receita que conquistou o paladar dos jurados e levou o primeiro lugar foi a Torta de Maçã da Bá, preparada pela bióloga Maria Eduarda Branco, do Departamento de Biodiversidade do Ibiti.

“Bá é minha avó materna, com quem passei grande parte da minha infância. Foi nesse convívio que surgiu a minha paixão pela cozinha. Muitas das minhas memórias envolvem nós duas preparando receitas, conversando e ouvindo rádio juntas. Quando o concurso foi anunciado, a primeira coisa que fiz foi pedir para ela a receita dessa torta, que já virou tradição na família, sempre elogiada em aniversários e comemorações. Foi uma forma de homenagear a Bá, seguindo fielmente a receita”, conta Maria Eduarda.

Os pratos foram avaliados por um júri técnico composto por cinco convidados de restaurantes da região de Ibitipoca: Cristiano, do Cabra da Peste; Thays, da Casa Roça; Guilherme, do Quitutes da Beth; Taty, do Engenho Lodge; e Fábio, do Ibiti Village.

Quem participou da Festa da Maçã também pôde experimentar os pratos concorrentes e saborear suco e bolo de maçã, em uma tarde marcada por cultura, troca e celebração no Ibiti.

Vencedores do Concurso Gastronômico

🥇 1º lugar – Torta de Maçã da Bá
Maria Eduarda Branco, bióloga do Departamento de Biodiversidade

🥈 2º lugar – Cheesecake dos Sentidos
Terida Guanipa Munoz, venezuelana integrante da equipe do restaurante Yucca

🥉 3º lugar – Torta e Drink de Maçã
Lidiana Helena de Paula, integrante da equipe do Gaia Café

Confira a receita premiada

Torta de Maçã da Bá

Por Maria Eduarda Branco

Ingredients

Massa
1½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Creme
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata do leite condensado como medida)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema
½ caixa de creme de leite

Doce de maçã
6 maçãs descascadas e fatiadas
10 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de água
Suco de ½ limão

How to prepare

Massa
Em uma tigela, misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível, pressionando bem. Com um garfo, faça furos em toda a massa e leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Creme
Dissolva o amido de milho no leite e passe pela peneira, despejando em uma panela. Passe a gema pela peneira e adicione à mistura. Acrescente o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, deixe amornar e, em seguida, incorpore o creme de leite. Reserve.

Doce de maçã
Em uma panela, coloque as maçãs, o açúcar e a água. Leve ao fogo médio até o açúcar formar uma calda e as maçãs ficarem macias. Acrescente o suco de limão, misture bem e desligue o fogo.

Montagem

Com a massa já assada e fria, espalhe o creme de maneira uniforme sobre a base. Em seguida, distribua o doce de maçã por cima. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva gelado.

Share:

Related articles

January 15th, 2026

Serendipity at Ibiti: when chance transforms experience

Serendipity: “Allow luck to show itself” By Joaquim Monteiro* In an increasingly predictable life,...

January 7th, 2026

Discover Ibiti and experience nature like you've never imagined

On the edge of the Ibitipoca State Park, in Minas Gerais, there is a place that...

December 29, 2025

Ibiti regenerates more than 1,200 hectares of Atlantic Forest 

For centuries, the Atlantic Rainforest has been pressured by human occupation, livestock farming and monocultures. In...

December 22nd, 2025

Ibiti community turns sunrise into a ritual

In Ibiti, sunrise is celebrated all year round. The same horizon seen from...