O Ibiti viveu, em 16 de janeiro, um dia inteiro dedicado a celebrar o plantio da maçã em suas terras. Para marcar esse momento, nasceu a Festa da Maçã, idealizada pela equipe do Fruity Way, empreendimento sob a coordenação do agrônomo Gabriel Barbosa, responsável pelo manejo e desenvolvimento do pomar dentro do Ibiti, entre outras atividades.
“Plantamos cerca de 200 pés de maçã. A expectativa é que a primeira colheita significativa aconteça daqui a aproximadamente três anos. A ideia é trazer essa tecnologia para a região e, no futuro, compartilhá-la com outros produtores. A framboesa já se desenvolve muito bem aqui, e esperamos que a maçã siga o mesmo caminho. Queremos aliar a fruticultura ao turismo e aos produtos processados que essas frutas podem gerar, movimentando a economia local a partir desse experimento de plantio de maçãs no Ibiti Projeto”, comemora Gabriel.
Com olhar técnico e sensível, o agrônomo conduz um processo que torna possível o cultivo de maçãs na serra, unindo tecnologia, cuidado com o solo e manejo orgânico.
Sabor e cultura
A Festa da Maçã contou com a organização da Comuniversidade e começou logo cedo. Pela manhã, maçãs foram distribuídas a todos que chegavam para trabalhar na Vila Mogol, reforçando o espírito de partilha que guiou toda a programação.
Ao longo do dia, a fruta também protagonizou o cardápio do restaurante Yucca e do refeitório, com preparos como strudel, maçãs assadas e salada de maçã com aipo. Colaboradores, hóspedes e visitantes puderam saborear receitas à base da maçã, carregadas de significado.
A festa aconteceu na tenda da Comuniversidade, reunindo colaboradores, hóspedes e visitantes. A abertura e o encerramento ficaram por conta da apresentação do Grupo de Danças Germânicas Schmetterling, do bairro Borboleta, em Juiz de Fora, que trouxe alegria, movimento e descontração ao evento.


Criatividade na mesa

Um dos pontos altos da programação foi o Concurso Gastronômico da Festa da Maçã, que contou com a participação de oito pratos concorrendo aos prêmios. A criatividade tomou conta da mesa: bolo, tortas, sorvete, drinks, chá e até coxinha de maçã mostraram a versatilidade da fruta e o talento dos participantes.
Entre tantas delícias, a receita que conquistou o paladar dos jurados e levou o primeiro lugar foi a Torta de Maçã da Bá, preparada pela bióloga Maria Eduarda Branco, do Departamento de Biodiversidade do Ibiti.
“Bá é minha avó materna, com quem passei grande parte da minha infância. Foi nesse convívio que surgiu a minha paixão pela cozinha. Muitas das minhas memórias envolvem nós duas preparando receitas, conversando e ouvindo rádio juntas. Quando o concurso foi anunciado, a primeira coisa que fiz foi pedir para ela a receita dessa torta, que já virou tradição na família, sempre elogiada em aniversários e comemorações. Foi uma forma de homenagear a Bá, seguindo fielmente a receita”, conta Maria Eduarda.
Os pratos foram avaliados por um júri técnico composto por cinco convidados de restaurantes da região de Ibitipoca: Cristiano, do Cabra da Peste; Thays, da Casa Roça; Guilherme, do Quitutes da Beth; Taty, do Engenho Lodge; e Fábio, do Ibiti Village.
Quem participou da Festa da Maçã também pôde experimentar os pratos concorrentes e saborear suco e bolo de maçã, em uma tarde marcada por cultura, troca e celebração no Ibiti.
Vencedores do Concurso Gastronômico

🥇 1º lugar – Torta de Maçã da Bá
Maria Eduarda Branco, bióloga do Departamento de Biodiversidade

🥈 2º lugar – Cheesecake dos Sentidos
Terida Guanipa Munoz, venezuelana integrante da equipe do restaurante Yucca

🥉 3º lugar – Torta e Drink de Maçã
Lidiana Helena de Paula, integrante da equipe do Gaia Café
Confira a receita premiada
Torta de Maçã da Bá
Por Maria Eduarda Branco
Ingredients
Massa
1½ xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
Creme
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata do leite condensado como medida)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema
½ caixa de creme de leite
Doce de maçã
6 maçãs descascadas e fatiadas
10 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de água
Suco de ½ limão
How to prepare
Massa
Em uma tigela, misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível, pressionando bem. Com um garfo, faça furos em toda a massa e leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Creme
Dissolva o amido de milho no leite e passe pela peneira, despejando em uma panela. Passe a gema pela peneira e adicione à mistura. Acrescente o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, deixe amornar e, em seguida, incorpore o creme de leite. Reserve.
Doce de maçã
Em uma panela, coloque as maçãs, o açúcar e a água. Leve ao fogo médio até o açúcar formar uma calda e as maçãs ficarem macias. Acrescente o suco de limão, misture bem e desligue o fogo.
Montagem
Com a massa já assada e fria, espalhe o creme de maneira uniforme sobre a base. Em seguida, distribua o doce de maçã por cima. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva gelado.