Ibiti convida a experimentar ingredientes frescos e locais
A cozinha mineira do Ibiti remonta o Ciclo do Ouro. A começar pelo sabor inigualável daquela comidinha caseira, no melhor estilo “comfort food”, preparada por locais no restaurante do Areião, com deque para o visual de mares de morros e um recém-reformado salão de janelas envidraçadas, elegante e aconchegante. Ali, bem nas alturas, Dona Maria comanda o fogão a lenha, de onde saem a carne de panela, o frango caipira, as verduras refogadas…E não faltam doces e quitutes da serra.
Cozinha mineira de Ibiti
A mineiridade ganha requinte no restaurante do Engenho Lodge, casarão que lembra antigas fazendas e muita fartura. O pão de queijo feito na hora com ingredientes fresquinhos é a mais desejada iguaria do café da manhã, ao lado do tradicional pão de canela de Ibitipoca. À noite, o cardápio é inspirado na cozinha de chefs como Claude Troisgros e Pablo Oazen, produzidos por mãos mineiras, que incluem afeto e um queijinho onde dá.
As PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e o fruto da palmeira juçara, típica das matas da região, dão personalidade a pratos do restaurante vegetariano Yucca, que chama atenção, no Ibiti Village, pelos canteiros de flores comestíveis na entrada, a cobertura de maracujá sobre as mesas ao ar livre e a horta de folhas e temperos. É ver e provar a verdadeira culinária “farm to table”.