Nos limites do Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, existe um lugar que não se explica apenas por destino de turismo regenerativo com hospedagens de luxo. O Ibiti é um projeto socioambiental de 6 mil hectares que une regeneração da Mata Atlântica, experiências sensoriais exclusivas, arte, ciência e um jeito próprio de viver e celebrar, no tempo da natureza.
Aqui, antigas áreas de pasto deram espaço a florestas vivas. E cada experiência nasce da mesma pergunta: como viver melhor, com menos impacto e mais sentido?
Arte que toca o céu
No alto da serra, esculturas monumentais criadas para o Festival Burning Man, na Califórnia, ganham nova vida em diálogo com a paisagem mineira. Cenário para observação do céu, programas intimistas como meditação e sound healing, paseios de bike ou a cavalo, piqueniques em grupos de amigos e familiares ou mesmo para a comemoração de uma data especial em total privacidade.

Gastronomia da terra
Com mais de 100 variedades de alimentos orgânicos cultivados pelo Ibiti Gaia dentro do próprio território, o Ibiti pratica, diariamente, o conceito de garden to table. O que chega ao prato nasce ali, respeitando o solo, o tempo e quem produz.


Música na vila
Ao entardecer, um piano do século XIX ecoa no Gaia Café, em uma pequena vila mineira chamada Mogol. Não há pressa. Não há excesso. Apenas música, paisagem e a sensação rara de que o tempo parou para que se possa ouvir.


Muriquis: ciência, coragem e esperança
O Ibiti abriga um dos projetos mais relevantes do mundo para a conservação dos muriquis, que são os maiores primatas das Américas e estão criticamente ameaçados de extinção. Trata-se de um trabalho inédito, que une ciência, pesquisa de ponta, cuidado e compromisso de longo prazo.

Programas personalizados que conectam a sua essência
Dos primeiros raios do sol ao cair da noite, o Ibiti convida a viver a natureza em todos os ritmos em roteiros desenvolvidos com exclusividade para você e quem mais estiver a seu lado: passeios de bike por trilhas, banhos de cachoeiras, terapias especiais nos spas, com piscina aquecida, banheiras ao ar livre, arte espalhada pela paisagem e mirantes para o nascer e o pôr do sol, além de observação de astros.
Há ainda escola, oca, pomar, orquidário, café, restaurante,cinema, praia de água doce, lago e muito mais. Famílias, crianças, casais, solteiros…Todos são muito bem-vindos a conhecer esse “portal de possibilidades”.
O Ibiti sedia o Sertões MTB Ibitipoca há cinco anos consecutivos.
Abriga o Muriqui Sounds – evento de música, arte e gastronomia nas Estátuas, que vai para sua quinta edição em 2026.

O jeitim Ibiti de ser
A gente costuma dizer que o Ibiti é quase um país, com seu jeito próprio de ser, pensar e falar. Aqui, português e inglês se misturam com sotaque carregado de mineirice. Filosofia clássica convive com saberes da comunidade. Empreendedorismo caminha ao lado das tradições locais. No Ibiti, aprende-se com o passado, celebra-se o presente e reimagina-se o futuro.

Dormir também é uma experiência
As formas de hospedagem refletem diferentes maneiras de se relacionar com o Ibiti
Engenho Lodge — um elegante casarão de fazenda
Village — casas confortáveis integradas à vila e à vida local
Remote — refúgios silenciosos em total conexão com a natureza
Oca — construída por indígenas do Xingu, acolhe grupos
Glamping — conforto sob céu estrelado


Reconhecimento mundial
O Ibiti mostra que é possível unir excelência, conforto, cultura e impacto positivo real
Sistema B — desde 2017
Robb Report 2023 — entre os 50 melhores hotéis do mundo
Condé Nast Johansens 2024/2025/2026 — Excelência em sustentabilidade
The Long Run — turismo com propósito

Onde fica
Nos limites do Parque Estadual de Ibitipoca
Lima Duarte — MG
Como chegar
• Voos exclusivos SP–Ibiti em pista de pouso privativa do Ibiti Projeto
flyflapper.com
• Helipontos exclusivos
• De carro: acesso pela rodovia LMG-871
Saiba mais
Reservas
IBITI Um lugar para sentir e sair diferente
