ENGLISHPORTUGUÊS

BLOG

História e Cultura

Conheça a Vila de Conceição do Ibitipoca

A Vila de Conceição do Ibitipoca é a última parada para quem vai visitar o Parque Estadual do Ibitipoca. Muito mais que uma local de apoio, o vilarejo tem todo um charme próprio e vale a pena ser conhecido e desfrutado. Nos finais de semana e feriados, dias de mais movimento, a vila recebe visitantes de todos os cantos do Brasil para curtir a noite em seus bares, cafés e restaurantes, ao som de música ao vivo e ao sabor do que há de melhor na comida mineira.

Encravada na Serra da Mantiqueira, a Vila de Conceição do Ibitipoca é distrito de Lima Duarte. Localizada a 3 km da portaria do parque, guarda casinhas coloridas, igrejas centenárias e um povo para lá de acolhedor. Na praça da Matriz, onde há uma pequena porém imponente igreja, é possível apreciar o horizonte e suas montanhas, aproveitar o papo com os moradores locais e curtir um por do sol embalado pela tranquilidade de vilarejo de um pouco mais de 1 mil habitantes.

 

Terra que estoura

Mas o que quer dizer Ibitipoca? A palavra tem origem tupi e significa “serra estourada”, “serra fendida”. A serra ganhou esse nome pela alta incidência de raios e relâmpagos na região. Comuns em Minas Gerais, eles surgem no céu principalmente durante o verão, a temporada de chuvas no sudeste brasileiro.

Foi na década de 1970 que o local começou a aparecer nos roteiros turísticos com a criação do Parque Estadual do Ibitipoca. Posteriormente, a Reserva do Ibitipoca conferiu não só status ao vilarejo, mas mudou a economia do local, dando emprego e qualificação para muita gente.

Hoje em dia o vilarejo recebe festivais de música, gastronômicos e esportivos. Mas mesmo assim, a Vila de Conceição do Ibitipoca mantem suas ruas de pedras e os caminhos de terra. Seus chalés, pousadas, casas de aluguel e a padaria com leite fresquinho preservam a simplicidade de um lugar que parece que parou no tempo e nunca perdeu a sua essência acolhedoramente mineira.

 

Continue conectado com a Reserva do Ibitipoca através do nosso FacebookInstagram e canal no YouTube.