Congado mineiro mantém tradição no Ibiti

23 de agosto de 2024

Você está curtindo o fim de tarde com o belo visual da Serra do Ibitipoca a sua frente, quando de repente entram, cantando e dançando, cerca de 20 integrantes do grupo de congado de Santana do Garambéu.

A convite do Ibiti Projeto, o grupo pede licença para compartilhar uma tradição que vem sendo preservada há décadas, passada de geração em geração. E apresenta suas histórias no restaurante Yucca, no Mogol, para um grupo de hóspedes e a comunidade.

O congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira que remonta ao período colonial, surgindo como uma forma de resistência e preservação das identidades africanas. As danças e cantos populares, ao som de tambores, chocalhos nos pés, pandeiros e sanfonas, relembram os antigos versos entoados pelos negros, celebrando os santos católicos, especialmente São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, padroeiros dos negros no Brasil.

Em alguns momentos, o público também foi convidado a participar, entrando na roda e se unindo ao ato, o que reforça o caráter comunitário e inclusivo da celebração.

Resistência e legado

“Eu continuei com o grupo, que foi fundado por meu avô, João Domingo da Silva, e seus companheiros há mais de cem anos. A gente dançava descalço e com lenço branco na cabeça. Na minha família, éramos de 12 a 15 componentes, e hoje só resta eu. Tento passar para os mais novos. Não me entrego,” relata João Domingo Neto, com seus mais de 80 anos, emocionado ao ver seu esforço valorizado e admirado.

Assim, o Ibiti Projeto mantém vivas as raízes culturais, reconhecendo a importância de aprender com o passado, viver o presente e reimaginar o futuro.

Compartilhe:

Artigos relacionados

7 de janeiro de 2026

Descubra o Ibiti e viva a natureza como você nunca imaginou

Nos limites do Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, existe um lugar que não se...

29 de dezembro de 2025

Ibiti regenera mais de 1.200 hectares de Mata Atlântica 

Durante séculos, a Mata Atlântica foi pressionada pela ocupação humana, pela pecuária e pelas monoculturas. No...

22 de dezembro de 2025

Comunidade Ibiti transforma o nascer do sol em ritual

No Ibiti, o nascer do sol é celebrado o ano inteiro. Um mesmo horizonte visto de...

15 de dezembro de 2025

Marcelo Gleiser no Ibiti: urgência de coexistir com o planeta

Físico, professor e escritor premiado, Marcelo Gleiser foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton,...