Cozinhar com o que a terra oferece. Respeitar o tempo das colheitas. Criar sabores autênticos sem abrir mão da simplicidade. A Colheita do Ibiti nasce desse encontro entre criatividade, ingredientes frescos e gastronomia sustentável.
Tudo isso emoldurado pelas montanhas de Minas, no Ibiti Projeto, que margeia o Parque Estadual de Ibitipoca com diversas iniciativas socioambientais.
De 27 a 30 de março de 2025, o Ibiti Village recebe grandes nomes da gastronomia brasileira para um evento 100% plant-based. Chefs renomados, que não são veganos, aceitaram o desafio de criar pratos surpreendentes à base de vegetais, usando ingredientes cultivados no próprio Ibiti e de produtores locais e regionais.

“A proposta é mostrar que uma cozinha baseada em vegetais não precisa de rótulos. Ela pode ser criativa, generosa e cheia de sabor. E para isso, reunimos um time de chefs que sabem como transformar bons ingredientes em grandes pratos”
Daniela Rosa, curadora do evento e chef plant-based do premiado Ganic Lab, no Rio de Janeiro
Chefs convidados para a Colheita do Ibiti

Bia Freitas – Pasta Shihoma (SP)
No comando do disputado Pasta Shihoma, em São Paulo, a chef paulista Bia Freitas traz a experiência adquirida nos prestigiados Estella e Cosme, em Nova York. Sua cozinha é precisa e cheia de personalidade, sendo ela a responsável por pensar e executar as melhores combinações de ingredientes e ressaltar as massas frescas do Pasta Shihoma.

Frederic Monnier – Chef Embaixador do Senac RJ
Maître Cuisinier de France, Monnier se encantou pelo Brasil e, desde então, faz da gastronomia um meio de compartilhar conhecimento. Chefiou renomados restaurantes no Rio de Janeiro e, desde 2011, é Chef Embaixador do Senac RJ, dedicando-se à formação de novas gerações de cozinheiros.

Nelson Soares – SULT (RJ e Cascais)
Carioca com raízes no Norte e Nordeste do Brasil, o chef autodidata Nelson Soares combina influências da culinária brasileira com a cozinha italiana. Em Cascais, mantém a abordagem, utilizando ingredientes locais. Em 2024, seu restaurante SULT, no Rio de Janeiro, foi premiado com o Michelin Bib Gourmand.

Pedro Siqueira – Massa, do Puro e Ella (RJ)
O premiado chef Pedro Siqueira tomou gosto pela gastronomia ainda na infância e transformou em negócio sua relação afetiva com as massas e pizzas. Uma marca registrada em sua cozinha é a criação de receitas com inspiração caseira, que traduzem e valorizam a verdadeira gastronomia.
Experiências gastronômicas em cenários especiais

Os jantares e almoços da Colheita do Ibiti acontecem em diferentes espaços, criando uma conexão entre gastronomia sustentável e natureza:
Ibiti Orquídeas – O ambiente rústico do orquidário, ornamentado com plantas e uma bela vista para a serra, será palco do jantar de Bia Freitas, onde suas massas frescas ganharão um toque especial com ingredientes locais.
Oca – Construída por indígenas do Xingu, a Oca oferece uma atmosfera autêntica e imersiva, ideal para o chef Nelson Soares apresentar sua mistura de influências brasileiras e italianas em um jantar exclusivo.
Restaurante Yucca – Localizado na Vila Mogol, com bela vista para a serra, vai abrigar o jantar de abertura, preparado pelas chefs Daniela Rosa e Carol Soldá.
Praia do Mogol – Um espaço perfeito para relaxar nas areias brancas e cachoeira e tomar o café da manhã ao ar livre. Um dos momentos especiais do evento.
Gaia Terroá – O chef Pedro Siqueira assina um almoço especial, explorando ingredientes frescos e técnicas artesanais, neste espaço rodeado por canteiros de ervas, árvores frutíferas e uma horta em formato de mandala.
Da terra para o prato: o compromisso com a gastronomia sustentável
A Colheita do Ibiti valoriza ingredientes frescos, sazonais e cultivados de forma regenerativa. A maior parte dos insumos vem da Gaia Produtos Ecológicos, produtora do Ibiti Projeto, que segue princípios agroecológicos. Parceiros locais fornecem tofu, cogumelos e outros ingredientes frescos e sustentáveis.
A chef Carol Soldá, responsável pelo Restaurante Yucca, e sua equipe garantem que os ingredientes cultivados no próprio Ibiti brilhem em cada prato. Além disso, os chefs convidados interagem com o público, compartilhando inspirações e técnicas.
“Estamos sempre nos desafiando a criar com autenticidade. E a oportunidade de troca entre chefs, produtores e convidados promete surpreender e inspirar”
Carol Soldá, chef do restaurante Yucca

Cozinha regenerativa
A gastronomia no Ibiti vai além do prato. O evento reflete os valores do projeto, que acredita na alimentação como um ato de impacto ambiental e social. Práticas sustentáveis como lixo zero, economia circular e aproveitamento integral dos ingredientes fazem parte do dia a dia do Ibiti e estarão presentes na experiência da Colheita do Ibiti.

Mais que um evento gastronômico
A experiência inclui hospedagem no Ibiti Village, em casas restauradas na Vila Mogol, onde conforto e sustentabilidade caminham juntos. Além das refeições, a programação contempla caminhada com mergulho refrescante no Lago Negro, Circuito das Águas, com belas cachoeiras, passeio às Estátuas e visita aos canteiros de orgânicos no Gaia Terroá, proporcionando uma imersão completa na natureza.

A Colheita do Ibiti não é um festival. Não é um workshop. É um convite para experimentar a gastronomia sustentável de um jeito diferente. Comer o que a terra dá, no tempo certo, e descobrir que a cozinha plant-based pode ser um território vasto, cheio de possibilidades.
Vivencie a Colheita do Ibiti, um evento de gastronomia sustentável com chefs renomados, ingredientes frescos e experiências imersivas na natureza. De 27 a 30 de março de 2025 no Ibiti Village!

Venha viver essa experiência!
📍 O evento é exclusivo para hóspedes. Vagas limitadas!
📲 Reservas pelo WhatsApp (32) 98449-2200