Mini Ibiti: Arte em maquetes sustentáveis

26 de fevereiro de 2025

Descubra as maquetes sustentáveis do Ibiti Projeto e a história por trás das construções

As maquetes sustentáveis do arquiteto Luiz Antônio Saraiva Campos, o Tziu, chamam atenção de quem entra no amplo salão do Gaia Café, na Vila do Mogol, onde funciona o conceito de hospedagem Ibiti Village. Mais do que simples réplicas, essas miniaturas contam histórias e preservam a memória das construções do Ibiti Projeto e de Minas Gerais.

As casinhas em escala 1:50 impressionam pelos detalhes e pela criatividade no uso de materiais reciclados. Feitas com madeira reaproveitada, pedras de obra, fungos e plantas desidratadas, elas encantam visitantes e se tornaram um símbolo da arquitetura sustentável no Ibiti.

Para quem visita o Ibiti, essas miniaturas são mais uma das tantas particularidades que acabam se destacando nas redes sociais mundo afora. 

O processo criativo das maquetes sustentáveis

Desde 2003, quando participou da restauração e ampliação da antiga sede do Viradouro, Tziu vem transformando projetos arquitetônicos em maquetes detalhadas.

Segundo ele, essas réplicas ajudam a visualizar as obras antes da construção e incentivam os profissionais de obra a terem cuidado e orgulho pelos projetos. Além disso, são um exemplo de arte sustentável, pois utilizam:

Lascas de pedras e madeira reaproveitada
Papelão e isopor reciclado
Fungos, galhos e plantas secas para vegetação
Macela para simular ipês amarelos

“São tão sustentáveis que até os bichinhos adoram morar nelas” – Tziu

Casas em miniatura, histórias reais

Cada maquete no Ibiti tem uma história. Algumas representam casas que já existem e foram restauradas; outras, sonhos de projetos futuros.

🛖 A Fazenda Boa Vista: “Deve ser de meados dos anos 1700, remanescente do período dos bandeirantes. Foi toda restaurada. Mantivemos a arquitetura original, mas abrimos mais janelas para a bela vista do paredão da serra. Internamente, foi adaptada para hospedagem.”

🏡 A Casa da Mata do Luna: “Foi toda construída com material de demolição, até os tijolos. Foi a primeira casa dos biólogos, que cuidavam dos muriquis lá na Mata do Luna. Tem até laboratório para pesquisa.”

🌿 O futuro Bistrô das Sete Quedas: “Nosso sonho é fazer um restaurante e pizzaria com vista para as Sete Quedas, bem abaixo da Janela do Céu.”

E as histórias não param por aí. Tem o casarão da Wangari, a Casa Freud, o ‘loftão’ do Areião… Cada construção traz um pedacinho do Ibiti e seu compromisso com a preservação.

Venha conhecer as maquetes sustentáveis

As maquetes de Tziu são um convite para descobrir a história e a essência do Ibiti Projeto. Se você quer conhecer de perto essa arte, visite o Gaia Café, na Vila do Mogol, e mergulhe nos detalhes dessas miniaturas.

Dica do arquiteto: Reclicle, Reuse, Repense!

Fale com Tziu: 32 98481-1142

📲 Reservas pelo WhatsApp (32) 98449-2200


Compartilhe:

Artigos relacionados

15 de janeiro de 2026

Serendipidade no Ibiti: quando o acaso transforma a experiência

Serendipidade: “Permita-se que a sorte se manifeste” Por Joaquim Monteiro* Numa vida cada vez mais previsível,...

7 de janeiro de 2026

Descubra o Ibiti e viva a natureza como você nunca imaginou

Nos limites do Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, existe um lugar que não se...

29 de dezembro de 2025

Ibiti regenera mais de 1.200 hectares de Mata Atlântica 

Durante séculos, a Mata Atlântica foi pressionada pela ocupação humana, pela pecuária e pelas monoculturas. No...

22 de dezembro de 2025

Comunidade Ibiti transforma o nascer do sol em ritual

No Ibiti, o nascer do sol é celebrado o ano inteiro. Um mesmo horizonte visto de...