O Ibiti Journal ganha mais uma edição, feita para ser saboreada de preferência ao lado de um bom café, na rede ou em meio à natureza… Acesso o PDF e
A grande novidade desta vez é que o Ibiti Journal nº 4 chega também impresso em inglês, além da versão em português, garantindo a experiência completa para os estrangeiros que visitam o Ibiti e para aqueles que nos acompanham de outros continentes.

Regeneração em larga escala
Entre os destaques desta edição, está a matéria completa sobre o que os pesquisadores da Bioflore constataram por meio de monitoramento via satélite: o Ibiti já regenerou mais de mil hectares de florestas nativas. O estudo, encomendado pelo Ibiti, comprova, em dados e imagens, aquilo que os olhos da comunidade já viam: onde antes havia pasto hoje há floresta e um novo modelo de futuro possível.
Vozes internacionais
O viajante inglês Henry Cookson respondeu às nossas perguntas lá do outro lado do mundo explicando por que quer construir uma casa no Ibiti. Já o cientista Marcelo Gleiser, reconhecido mundialmente, fala sobre espiritualidade e natureza num bate-papo durante o café da manhã no Yucca, após passar cinco dias imerso no projeto ao lado da família.
Vozes locais

em que ele ajudava a montar o evento Cores do Engenho
Diretamente do Mogol, Dona Nair encanta quem pára para ouvir seus relatos com um sotaque único, que conquistou Joaquim Monteiro, membro do Conselho do Ibiti e autor do artigo sobre Serendipidade Ficou curioso? Abra logo o Journal no link abaixo para ler!
Também visitamos algumas famílias que deixaram o Engenho para saber como vivem atualmente, e foram bons momentos de lembranças com Seu Benjamin, Seu Artur, Darinho e Celeste!
Da cozinha do Engenho, Dona Odette revela alguns de seus segredos no preparo da tradicional canjiquinha. Juninho, guia e fotógrafo, conta suas histórias de quando foi aprender inglês nos Estados Unidos.

Seu Artur em Lima Duarte
Arte natural: mandalas de bananeira

E para completar, esta edição chega ilustrada com mandalas de bananeira. Já ouviu falar? A ideia surgiu num encontro inesperado no refeitório do Ibiti Village. A intenção era ter mandalas feitas pelas crianças da Life School ilustrando o jornal, e o projeto ganhou vida quando o casal Isabela e Luiz Adolpho, pais da pequena Elis, se juntou para criar a oficina de mandalas de bananeira.
Vai lá ver como faz, a gente ensina também.
E é isso: muita meditação nos mantras mineiros: ommmmmmm uaaaaaai sôôôôôô…
Leia o Ibiti Journal #4
Leias as outras edições em português e inglês
Notícias da serra: Leia o Ibiti Journal – Outono | Inverno 2025
Ibiti Journal 2: As novidades da primavera/verão 2024
Ibiti Journal: Conheça a primeira edição do jornal do Ibiti Projeto