E se a sala de aula fosse a floresta? Na Life School, matemática pode ser aprendida observando os muriquis. Ciências, ao plantar árvores. E histórias, dentro de uma oca indígena. Essa é a rotina das crianças na escola multilíngue e rural instalada no Ibiti Village, na Vila Mogol, onde a natureza é o principal livro didático, e a liberdade, a maior lição.
Reconhecida pelo MEC, a Life School é uma filial do Centro Educacional Fundação Guairá, de Andrelândia (MG), e oferece duas turmas multisseriadas, para crianças de 3 a 5 anos e de 6 a 10 anos. Aberta à comunidade local, também acolhe crianças de famílias hospedadas temporariamente no Ibiti, criando uma atmosfera de troca, diversidade e acolhimento.
“A gente acredita que aprender é viver. Por isso, tiramos os muros da escola e integramos o cotidiano ao processo pedagógico”, diz Lane Machado, diretora da Life School.

A natureza como sala de aula
Aqui, cada fenômeno natural vira ponto de partida para o conhecimento. Os muriquis, por exemplo, inspiram projetos interdisciplinares que envolvem biologia, botânica, geografia, literatura, matemática. Assim, os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são abordados pelas pedagogas por meio de projetos e experiências reais, sempre com o brincar como fio condutor.
Além disso, os alunos têm contato com inspiradores: profissionais do Ibiti que compartilham saberes diversos, da gastronomia às artes, da permacultura à culinária orgânica. “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”: esta é a máxima que norteia o projeto dos inspiradores.
Educação sem fins lucrativos e com impacto social
Embora funcione como uma escola particular, a Life School é uma iniciativa sem fins lucrativos. Isso significa que todo recurso excedente é reinvestido para conceder bolsas a crianças da comunidade da Vila Mogol e a filhos de colaboradores do Ibiti Projeto. É uma escola aberta, diversa e inclusiva, que acredita que uma educação transformadora deve ser acessível e conectada com o território em que está inserida.
Para garantir sua sustentabilidade econômica, a Life School conta com o programa “Adote um aluno”, por meio do qual qualquer pessoa ou empresa pode apoiar diretamente a continuidade do projeto e ampliar seu impacto social.

Saiba mais: