Projetos socioambientais
Ibiti Projeto abarca 6 mil hectares de áreas preservadas ou em processo de regeneração.
Reconectando a natureza
O rewilding promove a reintrodução de espécies da fauna nativa para restaurar o ecossistema e reverter a perda de biodiversidade.
A regeneração natural e o reflorestamento dos últimos 40 anos garantem diversidade alimentar para os animais reintroduzidos.
Muriqui-do-norte
O maior primata das Américas e exclusivo da Mata Atlântica, o muriqui está em perigo crítico de extinção.
Em parceria com o Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), nosso objetivo é aumentar a população, proteger a espécie e contribuir para o conhecimento científico.
Os muriquis podem ser observados na Muriqui’s House, um semi-cativeiro com 4 hectares.
Macuco e Jacutinga
São espécies de aves essenciais para a educação ambiental, por serem semeadoras naturais de florestas.
Desde 2021, reintroduzimos 15 casais de jacutingas na região. Algumas são avistadas com frequência na Fazenda Boa Vista.
Arara-vermelha-grande
Foi extinta em grande parte do Sudeste brasileiro por conta do desmatamento e tráfico de animais silvestres.
Essa arara, além de exuberante e inteligente, é dócil, longeva, monogâmica e tem facilidade em imitar sons – inclusive a voz humana.
Onça-parda
Projeto focado na pesquisa e conservação da onça-parda, aliado ao ecoturismo sustentável.
O objetivo é monitorar as onças-pardas da região do Ibitipoca, utilizando armadilhas fotográficas e instalação de colares GPS.
Área de Soltura de
Animais Silvestres
Em 2016, o Ibiti Projeto recebeu autorização para ser uma das bases no país do Projeto ASAS em parceria com o Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza (IBPN).
São três amplos viveiros com árvores nativas, alimento em abundância e um bebedouro natural onde os animais resgatados pelo IBAMA se recuperam para poder ganhar a liberdade.
Produção local sustentável
A Gaia Produtos Ecológicos produz e comercializa alimentos sem uso de agrotóxicos, com o selo de produto orgânico em processo. Grande parte dos ingredientes usados nos restaurantes são fornecidos pela Gaia.
- Plantio consorciado para enriquecimento do solo.
- Produção de verduras, legumes, frutas e cereais.
- O que não é produzido é adquirido de parceiros locais comprometidos com práticas sustentáveis.
Um encontro de pessoas e ideias
Oferece cursos, treinamentos, seminários e atividades culturais para fortalecer o diálogo com a comunidade.
E vai além, organizando imersões artísticas e corporativas com um espírito festivo que conecta pessoas e abre o Ibiti Projeto para vizinhos e visitantes, promovendo conhecimento regenerativo sobre temas variados como biodiversidade, vegetarianismo e espiritualidade.
A nova vida
do Mogol
Este povoado pertencente ao município de Lima Duarte (MG), antes esvaziado pelo êxodo rural, está renascendo como uma comunidade modelo, com construções sustentáveis, um restaurante vegetariano e hospedagens que aproximam visitantes dos moradores.
Sua pegada de carbono regenerada
O Ibiti Regenera é um projeto que convida você a investir em algo realmente inovador. Mais que compensar emissões de carbono, adotamos práticas que restauram ecossistemas e promovem o equilíbrio natural, como a reintrodução de espécies nativas da Mata Atlântica.
Leia mais
Além disso, nosso compromisso envolve comunidades locais, preserva suas tradições e incentiva a economia circular e o empreendedorismo. Estamos criando soluções de impacto duradouro. Ao se unir ao Ibiti Regenera, você faz parte dessa transformação, que combina regeneração ambiental com responsabilidade socioeconômica. Juntos somos mais fortes e podemos mudar nossa história!
Sustentabilidade econômica através de negócios locais
Pretendemos transformar toda atividade econômica interna em um negócio gerenciado por uma ou mais pessoas da região, sintonizadas com nossos valores e que oferece ao nosso visitante excelência nos bens e serviços.
A ideia surgiu com o intuito de equacionar a relação entre proteção ambiental e geração de renda, com a oferta de novos serviços e produtos, seja na promoção de passeios, cultivo de alimentos, produção de artesanato etc.
Maria e Carlos Borges
O casal Mariinha e Carlinhos comanda a hospedagem Remote no Areião. Mora ali pertinho e cultiva a maioria dos ingredientes que vão para a mesa.
Recebe os hóspedes com o melhor da hospitalidade mineira: comidinha caseira no fogão a lenha e passeios a cavalo por cachoeiras e belas paisagens ao nascer e no pôr do sol.
Claudia Baumgratz
Mineira de Lima Duarte (MG), Claudia começou em 2011 na administração do Ibiti Engenho Lodge. Desde 2021, comanda a hospedagem nas oito suítes do casarão e nas três suítes da Casa Carlinhos, além do Spa Raízes.
Especializou-se em hotelaria de luxo e é reconhecida por seu trabalho com turismo regenerativo.
Diego Gonçalves
Anfitrião do Engenho Lodge, Diego é um estudioso da astronomia. Equipado com seu potente telescópio e um lazer, ele leva os hóspedes a uma divertida e agradável viagem ao espaço, mostrando constelações, astros, enquanto conta histórias e curiosidades sobre o universo.
O Ibiti oferece diversos pontos ideias para a observação do céu.
Time MIB
O MIB – Muriqui Instituto de Biodiversidade é uma ONG coordenada por Marcello Nery, Fernanda Tabacow e Leandro Moreira. Além disso, conta com um time de biólogos e veterinários que ajudam com o projeto Muriqui House, que funciona no Ibiti Projeto em parceria com diversas entidades e que conta, ainda, com a co-coordenação feita pelo biólogo e professor da Universidade Federal de Viçosa, Fabiano R. de Melo.
Além de desenvolver pesquisas inéditas em campo, a equipe oferece aos hóspedes visitas guiadas dentro da mata onde vivem o bando de muriquis-do-norte monitorados pelo projeto. Criticamente em perigo de extinção, são os maiores primatas das Américas e contam com apenas 12 populações na natureza, com pouco mais de mil indivíduos de vida livre.
Guilherme Salgado
e Gisely Fagundes
O engenheiro, apaixonado por orquídeas e bromélias desde a adolescência, transformou, junto com sua companheira, o hobby em um belo empreendimento dentro do Ibiti Projeto: o Ibiti Orquídeas, onde cultivam, expõem e comercializam diversas espécies.
O espaço, com piso de areia branca e vista para a serra, ainda serve de cenário para aulas de yoga, jantares à luz de velas e rodas de conversa.
Hugo Cambraia
À frente do setor de obras do Ibiti, Hugo é engenheiro formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e assume o mais novo empreendimento do Projeto: o Ibiti Regenera, voltado para regenerar a pegada de carbono de quem se interessar em fazer parte das nossas iniciativas socioambientais, combatendo os efeitos da crise climática no Planeta Terra.
Em desenvolvimento, o Ibiti Regenera vai contabilizar o sequestro de carbono na área de pastos degradados em regeneração e neutralizar a sua pegada. Juntos somos mais fortes e podemos transformar nossa história.
Igor Sulex
Médico Veterinário, neto de produtores rurais da região de Ibitipoca e apaixonado por cavalos, comanda o haras Ibiti Horses dentro do Ibiti Projeto desde 2022.
Oferece aos hóspedes passeios nos cavalos Mangalarga Marchador por diversos cenários, como as Estátuas e o Lago Negro. No redondel, ensina crianças a equitação e trabalha com equoterapia para pessoas com necessidades especiais.
Juninho Vicente
Com sua simpatia e simplicidade, o guia nascido e criado na comunidade de São José dos Lopes, no município de Lima Duarte, teve a oportunidade de estudar inglês nos Estados Unidos. Aprende muito com colegas, profissionais e turistas que visitam o Ibiti sobre fotografia e outras artes e técnicas audiovisuais. E ensina muito sobre a natureza da região, se tornando uma referência no Ibiti.
Com seu equipamento de som e telão itinerante, oferece aos hóspedes o cinema ao ar livre em diversos cenários. Uma diversão a mais para quem curte a conexão entre arte e natureza.
Kelly Lima
Kelly Lima, engenheira de produção, e sua braço direito Janice Ventorim, agrônoma especializada em produção de orgânicos, produzem mais de 200 variedades, entre frutas, grãos e vegetais. Os alimentos naturais, ganham as prateleiras do Gaia Café, da feirinha local e abastecem os restaurantes do Ibiti Projeto, proporcionando mais sabor e saúde em cada prato.
Kelly também é a empreendedora do conceito de hospedagem Ibiti Village e do restaurante vegetariano Yucca, que têm à frente o gestor de operações Gonçalo Catarino.
Lane Machado
Com formação em Comunicação e experiência em gestão de ensino por mais de uma década,Lane é a head de marketing do Ibiti e também a diretora e empreendedora da Life School, escola multilíngue transformadora voltada para pequenas comunidades com foco na aprendizagem conectada à natureza.
A escola atende crianças de 3 a 10 anos moradores da Vila Mogol, filhos de colaboradores do Ibiti e está aberta às crianças de famílias que queiram vivenciar a experiência Life School, seja como um aluno matriculado ou para passar um período de uma semana ou mais vivenciando as atividades do projeto.
Maíra Delgado
Artista e produtora cultural mineira nascida em Lima Duarte (MG), Maíra está presente na organização de cada evento realizado no Ibiti Projeto. Como responsável pela Comuniversidade, viabiliza palestras, cursos e workshops para hóspedes, colaboradores e visitantes, além de estreitar os laços com as comunidades do entorno, com uma série de ações, como a Visita às Estátuas e Cinema com o Ibiti.
Atua também na captação e execução de imersões artísticas e corporativas com foco em conhecimento regenerativo.
Mateus Abdo
Empreendedor e chef de cozinha, Mateus oferece uma gastronomia criativa, sustentável, contemporânea e com pegada regional mineira. As experiências mais incríveis oferecidas pela Ibiti Xperience são: jantar na Gruta, jantar na Oca, almoço nas Estátuas e almoço na Praia do Mogol.
Comandou a gastronomia vegetariana e vegana nas três edições do festival Muriqui Sounds. Foi chef, por quatro anos, do restaurante Yucca, na vila Mogol, onde criou pratos inspirados na natureza com ingredientes locais e da região.
Miguel Giovannini
O bicampeão mundial de Downhill Miguel Giovannini está no comando da Bike House do Ibiti Village, na vila Mogol. Dispõe de diversos modelos, com destaque para as E-bikes.
Grande incentivador do esporte e do uso de bicicletas como meio de transporte, é guia de mountain bike pelos cerca de 300 km de trilhas do Ibiti Projeto, garantindo boas aventuras para todos os perfis de hóspedes, dos iniciantes aos mais experientes.
Meninas do Engenho
A equipe de cozinheiras do restaurante do Engenho está sempre com produtos fresquinhos nas prateleiras para quem não resiste e quer levar para casa o que experimentou durante a estadia.
Dos pães artesanais ao queijo minas frescal, passando pelo doce de leite, a cocada, além de biscoitinhos, granola, cookies, geleias, conservas e outros quitutes fabricados na fazenda com ingredientes locais e da região.