ENGLISHPORTUGUÊS

BLOG

História e Cultura

CONHEÇA A LENDA QUE DEU NOME AO PAREDÃO DE SANTO ANTÔNIO, NO PARQUE ESTADUAL DE IBITIPOCA

Mitos, lendas e histórias são comumente passados de geração para geração há muitos anos e em diversas civilizações. Em Minas Gerais não poderia ser diferente. Aqui, as estórias contadas pelos mais velhos frequentemente misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são fruto de pura fantasia.

É o que acontece no Paredão de Santo Antônio, uma das atrações do Parque Estadual de Ibitipoca. O parque fica na Zona da Mata mineira, no município de Lima Duarte, na Serra da Mantiqueira. A região está entre 1.200 a 1.784 metros acima do nível do mar, sobre uma região quartzítica, o que faz com que aqui existam paisagens repletas de penhascos e paredões. Tudo isso cortado pelo rio do Salto, cuja a ação da água ocasionou cavidades naturais, onde hoje existem piscinas e cachoeiras.

O Paredão de Santo Antônio é portanto um belo exemplo de paisagem fruto dessas condições naturais. Ele fica localizado acima do Lago das Miragens e abriga o Mirante da Ponte de Pedra, de onde é possível avistar o Pico do Pião, a Prainha e boa parte do curso do Rio do Salto.

Mas afinal, qual é a lenda que deu nome ao local? O Paredão de Santo Antônio leva esse nome porque visitantes enxergam em suas pedras a imagem do santo milagroso. É o que conta o Seu José Walter no vídeo a seguir, com imagens e desenhos gráficos indicando o contorno da figura de Santo Antônio nas paredes de pedra. Confira!

 

Continue conectado com a Reserva do Ibitipoca através do nosso Facebook, Instagram e canal no YouTube.