ENGLISHPORTUGUÊS

BLOG

Biodiversidade

SAIBA MAIS SOBRE O LOBO-GUARÁ, ANIMAL SÍMBOLO DE IBITIPOCA

A região da Serra do Ibitipoca é conhecida por ser território do lobo-guará, considerado o maior canídeo da América do Sul, pesando por volta de 25 kg e medindo em média 1,20 m de comprimento e 70 cm de altura.

O animal símbolo do lugar possui longas e finas pernas, densa pelagem avermelhada e grandes orelhas. A pelagem do corpo varia do vermelho-dourada ao laranja e os pelos da nuca são arrepiados e pretos. A parte inferior da mandíbula e a ponta da calda são brancas, já o formato da cabeça se parece muito com o de uma raposa, com focinho e orelhas compridas. A forma esguia dessa espécie provavelmente é uma adaptação para o deslocamento em áreas abertas e cobertas por gramíneas, características encontradas na região de Ibitipoca.

Recém-saído da lista de animais em extinção no Brasil, o elegante lobo-guará vive em média 20 anos e alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. Além disso, ele prefere a noite para caçar e se alimentar.

Diferente das outras espécies de lobos, o guará possui hábitos solitários, não formando alcateias, sendo um mamífero de comportamento tranquilo, porém pode atacar para defender-se em situações de ameça.

No Parque Estadual de Ibitipoca, à tarde eles costumam se aventurar na área do camping em busca de restos de comida. Por isso, os visitantes são instruídos a não alimentar os animais. Já os campistas são aconselhados a guardar sua comida, à noite, em sacos, e amarrá-los nos galhos altos das árvores, pois o guará, vez ou outra, rasga as barracas com suas unhas afiadas e rouba os alimentos deixados dentro delas.

Continue conectado com a Reserva do Ibitipoca através do nosso Facebook, Instagram e canal no YouTube.