ENGLISHPORTUGUÊS

BLOG

História e Cultura

O que John Lennon, Yoko Ono e Ibitipoca têm em comum? Conheça a escultura Knotted Gun

Considerada um símbolo contra a violência, a escultura Knotted Gun foi desenhada e construída a pedido da esposa de John Lenon, Yoko Ono, pelo sueco Carl Fredrik Reuterswärd, como um tributo ao cantor, depois que ele foi baleado e morto de fora de sua casa em Nova York, em 8 de dezembro de 1980.

Criada em 1985, a idéia por trás da arma com um nó no cano era honrar John Lennon por sua visão de um mundo em paz. Na época, o artista era um dos maiores defensores da paz e da não-violência no mundo. O cantor e compositor deixava claro isso em muitas de suas canções, com letras que se concentraram na visão de um mundo mais calmo.

A escultura foi colocada no memorial Strawberry Fields no Central Park, do outro lado da rua de onde John e Yoko viveram. Porém, em 1988, o Governo do Luxemburgo doou a escultura de bronze para as Nações Unidas. E então ela foi colocado fora da sede da organização, em Nova York. Em 1993, a obra se tornou o símbolo do Non-Violence Project, uma organização sem fins lucrativos que promove a mudança social através de programas de prevenção da violência.

Desde a colocação nas Nações Unidas, as réplicas da obra Knotted Gun foram colocadas em mais de 30 locais estratégicos em todo o mundo, e uma dessas se encontra na Reserva do Ibitipoca, como mostra o vídeo a seguir:

Continue conectado com a Reserva do Ibitipoca através do nosso Facebook, Instagram e canal no YouTube.