ENGLISHPORTUGUÊS

Gastronomia

Alimentar-se é um ato de amor. Acreditamos então, que além da boa comida mineira servida no fogão à lenha, devemos proporcionar uma experiência. Alimentar-se é um bem, uma oportunidade de se deleitar com o prazer dos sabores, das texturas, dos aromas, do novo. Mas também é um encontro social e, acima de tudo, é saúde. Sua, do universo e da comunidade. Por isso procuramos fazer das refeições uma oportunidade para desfrutar da vida local, da cultura e dos sabores regionais.

NOSSA CHEF

Nossa chef Marly é uma atração à parte. Com seu belo sorriso tímido e sua fibra, saiu da zona rural aos oito anos de idade e foi trabalhar em uma casa de família. Hoje, ela é uma de nossas funcionárias mais antigas e se tornou também sócia do hotel. Marly foi para o Rio de Janeiro ser treinada pelo renomado chef Claude Troigross e, desde então, nos presenteia com sabores incríveis, todos baseados em sua cultura e em seu aprendizado. Marly é ajudada por outras cozinheiras que contam histórias interessantíssimas sobre sua experiência com culinária. Há até quem se lembre de usar um banquinho para subir e conseguir mexer a panela de angu para mãe. E é nesse espírito de muitas histórias e experiências que nos inspiramos para oferecer à mesa um pouco da nossa cultura e de nossas riquezas locais.

NOSSA PRODUÇÃO

Nossa meta é produzir 100% dos ingredientes que levamos à mesa ou nos adaptar ao que produzimos. Hoje ao todo são cerca de 27 frutas e 46 vegetais. Procuramos produzir apenas o que consumimos e fazemos isso com o uso de técnicas naturais como a agrofloresta, que é uma técnica que usa o solo de forma inteligente e pensa não só nos próximos seis meses, mas também nos próximos 10 ou 15 anos. Ao invés da monocultura, optamos pela policultura e plantamos diferentes espécies na mesma terra. Dessa forma, é feito um estudo sobre a altura e as características de cada planta e, assim, combinamos plantas que se saem bem em áreas degradadas com outras mais exigentes. Com isso, a sombra, as folhas e os galhos de uma planta servem de proteção para a outra, tornando possível que, em um mesmo local, se cultive árvores que dão frutos, junto com o plantio de cana, mandioca e hortaliças, por exemplo. Essas e outras técnicas evitam também a ação de plantas invasoras, trepadeiras e pragas e, por isso, não é necessário o uso de nenhum produto químico para combater esses males. Além disso, temos uma bela horta e uma estufa, onde todos os hóspedes são convidados a ir conhecer e colher ali alimentos para o seu almoço.

NOSSO MENU

Como produzimos grande parte do que servimos, o nosso cardápio é sempre preparado com o que há de mais fresco no dia. E como gostamos de valorizar as pessoas e as tradições locais, tudo é feito com muito carinho. Carinho e charme, porque o nosso menu do jantar é composto pelos pratos do maravilhoso chef Claude Troigros. E o melhor: as opções mudam todos os dias, afinal surpreender é parte da experiência.

O café-da-manhã é um convite para experimentar a comida típica da nossa terra. Algumas das delícias oferecidas são: broa de milho quentinha, pão de queijo, bolos caseiros, rosquinhas, biscoitos, ovos da fazenda, café fresco e leite vindo das vaquinhas e cabras que criamos aqui. O almoço é servido no fogão à lenha do nosso restaurante, sempre com deliciosas receitas caseiras. Para aguçar o seu paladar, vão aí alguns dos pratos que oferecemos: leitoa assada, frango caipira, frango ao molho pardo, costelinha de porco, perna de cordeiro, tutu, polenta com linguiça, farofa de banana, purê de batatas, soufflés, couve, inhame, quiabo e espinafre. E para completar a viagem pela culinária local, várias sobremesas também preparadas na fazenda são servidas, como goiaba com queijo, doce de leite, mousse de limão, pudim de leite condensado, pudim de arroz e salada de frutas regionais. Já o jantar é um evento todo especial. Ele pode ser servido com um menu à la carte no restaurante da pousada, mas também pode ser organizado nos mais diferentes e exóticos lugares, como debaixo de uma centenária Jabuticabeira. A sensação é de que você está no paraíso!