ENGLISHPORTUGUÊS

Comunidade

A Reserva do Ibitipoca também tem iniciativas exclusivamente voltados para a comunidade. São projetos que buscam incentivar a inclusão dos moradores da região em ações que enriquecem a cultura local e trazem de volta algumas tradições que se perderam ou enfraqueceram com o tempo.

Através de um Plano de Manejo, levantamos as questões sociais e ambientais da região para direcionar as atividades futuras. Com isso, pudemos estudar as áreas a atuar, produtos a explorar e locais a preservar. Por isso, desde a construção da Reserva do Ibitipoca, houve uma valorização do que é local em tudo: desde as técnicas até o material, passando pela arquitetura.

Hoje a mão de obra empregada é praticamente 100% local. A mão de obra feminina também é privilegiada e isso faz com que a Reserva seja um dos maiores empregadores e protagonistas em iniciativas da região. Fazemos parte de conselhos e ONGs, oferecemos cursos de inglês e informática e levamos o conhecimento a quase 200 pessoas de uma vila de 287 habitantes. Essas atitudes foram responsáveis por grandes mudanças sociais na região, uma vez que envolvemos três municípios e diversas comunidades para quais, a Reserva representa frande fonte de renda e incentivo.

Além do apoio tecnológico, existem também ações de incentivo à abertura de negócios locais. Nós não só garantimos que seremos clientes desses negócios, como também nos prontificamos a pagar 10% do valor do produto ou serviço, desde que venham de produtores locais.

Toda essa filosofia culminou em uma importante decisão tomada no início de 2015. Com a consolidação do negócio hoteleiro, a Reserva do Ibitipoca passou a pertencer 100% aos seus funcionários, enquanto somente os projetos sociais e ambientais ainda são subsidiados pelo fundador do projeto.