ENGLISHPORTUGUÊS

BLOG

Biodiversidade

VÍDEO: SAIBA MAIS SOBRE A OLIVEIRA, ÁRVORE FRUTÍFERA MAIS CULTIVADA NO MUNDO

De origem mediterrânea, a Oliveira é a árvore frutífera mais cultivada no mundo todo. Dela obtemos a azeitona e o precioso azeite de oliva, que o homem aprendeu a extrair no Período Neolítico, há cerca de 10.000 a.C. O óleo era usado tanto como alimento quanto combustível, tornando a oliveira uma árvore venerada por muitos povos. Além disso, ela é uma árvore de extrema longevidade, alcançando 2.500 anos de idade.

Com o nome científico Olea europaea, essa planta contém flavonoides, que possuem ação hormonal, antiinflamatória e antialérgica, além de auxiliar a fixar a vitamina C no organismo. Além disso, ela também possui propriedades antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres e previnem doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células. As folhas da oliveira são também muito ricas em nutrientes e substâncias funcionais e dão origem a um chá que combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer.

De porte pequeno, com copa ampla, arredondada e o tronco grosso, irregular, cinzento e bastante retorcido, a oliveira lembra muito nossas árvores do Cerrado. As raízes são fortes e podem atingir até 6 metros de profundidade. No outono se formam as azeitonas, que podem ser verdes ou pretas, o que as difere é o tempo de colheita, sendo que a verde é colhida imatura e a preta, quando já está madura, o que gera sabores bem distintos na conserva.

A seguir, Rodrigo, do Sítio Oliveiras, localizado em Ibitipoca, fala do cultivo dessa planta considerada sagrada:

Continue conectado com a Reserva do Ibitipoca através do nosso Facebook, Instagram e canal no YouTube.