ENGLISHPORTUGUÊS

BLOG

Biodiversidade

VÍDEO: SAIBA MAIS SOBRE A BUGANVÍLIA, PLANTA QUE COLORE A SERRA DE IBITIPOCA

De origem brasileira, a Buganvília é uma espécie rústica muito cultivada e apreciada no mundo devido ao seu fácil cultivo. Da família Nyctaginaceae, a planta recebeu esse nome em homenagem ao navegador francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790 e a levou para várias partes do mundo.

Também conhecida como “Primavera”, “Três Marias” e “Flor-de-papel”, as Buganvílias possuem muitas tonalidades de floração, que vão desde os cor de rosa forte, até cor de rosa pálido, branco, amarelo, lilás, salmão, coral, roxo, etc. Esse colorido existente são as brácteas, folhas modificadas que envolvem e protegem as flores amarelas. Por ser uma espécie muito hibridizada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores.

A planta, do tipo trepadeira lenhosa, de florescimento abundante e espetacular, não precisa de muitos cuidados e é de fácil adaptação a diversos tipos de clima, suportando desde o frio e geadas até secas e atrás de altitude. Podem ser regadas aproximadamente de 15 em 15 dias e quando adulto pode atingir de 5 a 15 metros de comprimento.

As Buganvílias dão um charme a mais na Reserva do Ibitipoca, e no vídeo a seguir, Carolina conta uma lenda dessa planta tão comum na região:

Continue conectado com a Reserva do Ibitipoca através do nosso Facebook, Instagram e canal no YouTube.