ENGLISHPORTUGUÊS

A Reserva

Mais do que um hotel ou um projeto ambiental, uma preocupação com o futuro. A Reserva do Ibitipoca surgiu com o objetivo de criar corredores ecológicos estendendo a área de preservação do Parque Estadual do Ibitipoca, uma Unidade de Conservação em Minas Gerais, com cerca de 1.400 hectares e famosa por suas paisagens repletas de cachoeiras, picos, lombadas, grutas e piscinas naturais. O compromisso era – e ainda é – o reflorestamento com espécies nativas e e reintrodução de animais que eram antes vistos na região, mas que passaram a estar ameaçados de extinção. Quase 30 anos depois, após  aquisições de dezenas de propriedades no entorno, a Reserva do Ibitipoca chega a ter hoje cerca de 4.000 hectares de área preservada, que abraça e protege o Parque de Ibitipoca e se estende por três municípios mineiros: Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca. Toda essa área foi transformada em um trecho contínuo de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo e um hotspot de biodiversidade. A abertura ao turismo aconteceu em 2008 com o intuito de movimentar a economia da região e resgatar histórias e tradições locais, atingindo assim, a sustentabilidade do projeto como um todo.

A HISTÓRIA

O início de todo o projeto da Reserva do Ibitipoca aconteceu em 1981 com a aquisição da Fazenda do Engenho. O hotel só veio quase 30 anos depois, em 2009. A ideia de abrir as portas ao turismo surgiu da vontade de compartilhar a exuberante natureza local com amantes do ecoturismo e, assim, oferecer uma experiência única. Mas muito além disso, o surgimento do hotel Reserva do Ibitipoca foi também fruto da intenção de valorizar a região e as pessoas que lá vivem, gerando empregos, capacitando a mão de obra local e resgatando a cultura e as tradições desse pedacinho de Minas.

Por trás desse trabalho, está a vontade de fazer com que a Reserva do Ibitipoca sirva como um projeto embrião modelo que possa ser replicado em diferentes partes do mundo. O nosso ideal é difundir conceitos como sustentabilidade, preservação do meio ambiente, geração de baixo impacto, melhorias nas condições de vida da comunidade local e a busca pela felicidade de todas as pessoas envolvidas. Assim, a Reserva do Ibitipoca tem como sonho que a norteia, se tornar o melhor projeto socioambiental do planeta. O que queremos através desse conjunto de atitudes nada mais é do que perpetuar nossos ideais e entregar um mundo melhor para as próximas gerações.

NOSSOS VALORES

Política de Turismo Responsável:

  • REDUZIR o que você compra;
  • REUTILIZAR o que você tem;
  • RECICLAR todo o resto;
  • REPENSAR um mundo sustentável.

 

Princípios:

  1. Priorizar a sustentabilidade econômica, social e ambiental e a felicidade dos funcionários em todas as decisões.
  1. Liderar pelo exemplo e educar a comunidade sobre a importância das nossas histórias e habitats naturais.
  1. Proporcionar a todos os visitantes um contato cultural significativo, experiências naturais holísticas e oportunidades de melhorar a mente e o corpo, de tal forma que cada visitante deixe a Reserva em um melhor estado físico e mental do que chegou.
  1. Proteger as nossas florestas naturais e espécies animais.
  1. Ter consciência das questões ambientais, principalmente as mudanças no clima global, a fim de ser sempre consciente quanto ao uso de carbono.
  1. Reduzir o desperdício.
  1. Priorizar a compra de produtos locais e ecologicamente sustentáveis.
  1. Se tornar autossustentável através da produção de bens dentro da Reserva.